terça-feira, 27 de março de 2012

Tarte de fruta e amor

Vi no outro dia o filme que marcou a estreia de Wong Kar Wai no cinema norte-americano, intitulado "O Sabor do Amor" em português e My Blueberry Nights na versão original. Esta foi também a película em que Norah Jones participou a primeira vez como actriz, ao lado de Jude Law ou Natalie Portman. O filme abriu o Festival de Cinema de Cannes de 2007 e participou na competição oficial.
"O Sabor do Amor", sabe-se lá porquê, está classificado em Portugal como um filme não indicado para menores de dezasseis anos. Não se compreende isto quando não há nudez, sexo ou a violência gratuita que existe noutros filmes que até crianças podem ver sozinhas no cinema. Recordam "Avatar", com cenas de sensualidade, agressividade e mortes violentas? Só não é recomendado aos menores de seis anos.

Voltemos a "O Sabor do Amor". A narrativa acompanha uma mulher, Elizabeth, que ao descobrir que foi traída pelo namorado e contenta-se com uma fatia de tarte de mirtilos com gelado num café próximo do seu apartamento, decide viajar sozinha pelos Estados Unidos. Com essa viagem em autocarros e à base de boleias, Elisabeth quer esquecer o passado e trabalhar com o fim de reunir dinheiro para comprar um carro. À medida que alcança novos locais e arranja novos empregos, conhece casos pessoais que a ajudarão a perceber melhor o mundo à sua volta e escreve cartas a contar as suas pequenas aventuras a Jeremy, o empregado que lhe servira a fatia de tarte de mirtilos com que tentara confortar a sua dor.

Para um primeiro filme feito nos E.U.A., Wong Kar Wai não se saiu muito mal. Porém, a sua obra em inglês não entusiasmou os críticos nem o júri de Cannes, nem é o tipo de película que marque profundamente uma pessoa. É agradável de se visionar, segue-se com interesse e elo entre a protagonista, o empregado e chefe do café e a tarte é engraçado. Sente-se, no entanto, que o filme poderia ter sido enriquecido a nível narrativo e algumas personagens mais trabalhadas. As actuações são boas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Críticas boas e más às críticas