sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

"Os Descendentes"

"Os Descendentes", sendo The Descendants o título original. É baseado numa obra ficcional de Kaui Hart Hemmings e recebeu, na gala dos Globos de Ouro de Janeiro, os prémios para Melhor Actor num Filme Dramático (George Clooney) e Melhor Filme Dramático. Já recebeu outros tantos galardões que visaram premiar não só o filme e o actor principal, mas igualmente o guião adaptado ou a jovem actriz secundária Shailene Woodley. Está nomeado para cinco Óscares da Academia Americana de Cinema: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Actor num Papel Principal e Melhor Montagem.

Este filme centra-se na personagem de Matt King, um descendente de um membro da antiga realeza do Hawaii, que gere e trata das burocracias inerentes a vários terrenos pertencentes à sua família. Matt está quase sempre atarefado e a sua vida está longe do cenário idílico a que muitos associam a vida no arquipélago aparentemente paradisíaco do Hawaii.
No entanto, a sua rotina é quebrada por um terrível acidente; a mulher sofre um acidente enquanto pratica desportos radicais e entra num grave estado de coma. Matt vê-se então a braços com uma nova tarefa, a de tomar conta das filhas e reaproximar-se das mesmas. Poderia ser algo fácil, mas não vai ser: a filha mais nova, Scottie, diz palavrões e dirige gestos impróprios a adultos, além de apresentar alguns gostos estranhos e meter-se em problemas na escola; a filha adolescente, Alexandra, tem uma má relação com a mãe e guarda segredos que irão gerar uma reviravolta na vida emocional de Matt.

"Os Descendentes" é um filme que mistura com grande eficácia o drama com a comédia. Outra das suas qualidades é mostrar duas realidades distintas do Hawaii: por um lado, o quotidiano repetitivo de muitos dos seus habitantes e a apatia das zonas urbanas; por outro, a beleza das paisagens e a alegria dos bares e da música local.
Gostaria ainda de elogiar o trabalho dos actores. George Clooney foi uma boa escolha para o papel de Matt King, mas o mesmo se pode dizer das jovens actrizes que interpretam Alexandra (Shailene Woodley) e Scottie (Amara Miller) e de outros actores. Interpretam as suas personagens com realismo e sabem quando ser cómicos ou transparecem tristeza, graças a um bom "casting" e a um bom realizador.
Não é um filme perfeito, mas é bastante bom. Muito recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Críticas boas e más às críticas