sábado, 11 de fevereiro de 2012

"Colisão" na RTP2

Hoje, às 22:40, a RTP2 vai transmitir o filme "Colisão" (Crash), de Paul Haggis, vencedor do Óscar de Melhor Filme no ano de 2006.
Conta com a participação de vários actores conhecidos, como Sandra Bullock, Thandie Newton, Brendan Fraser, Don Cheadle, o rapper Ludacris, entre outros. Apesar dos trabalhos interessantes por parte de grande parte do elenco, Matt Dillon, Terrence Howard e Thandie Newton foram os mais elogiados pelos críticos.
Se bem me recordo, o Óscar de Melhor Filme foi recebido com alguma surpresa pelos meios. Era um filme que tinha estreado em Maio nos E.U.A., quando geralmente os vencedores do galardão estreiam nos últimos meses do ano. Não é uma película que termine com uma moral ou uma mensagem positiva que nos arrebate o coração.
Sim, há filmes bastante negros que já receberam este prémio. Porém, "Colisão" não é estranhamente complexo ou sanguinário. É um retrato de episódios nas vidas de habitantes de Los Angeles que se cruzam apesar das diferenças sociais e culturais, um retrato do racismo e da desconfiança que ainda se pode respirar em muitos locais nos E.U.A., mas que também mostra que por vezes essa colisão de elementos divergentes é necessária e pode trazer benefícios e gerar compreensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Críticas boas e más às críticas