domingo, 26 de fevereiro de 2012

Crescer ou não crescer?

Ontem visionei numa sala de cinema o mais recente filme de Jason Reitman, "Jovem Adulta" (Young Adult), que volta a trabalhar com um guião de Diablo Cody, cerca de cinco anos depois de ambos terem colaborado em Juno. Enquanto Juno recebeu inúmeros prémios, incluindo o Óscar de Melhor Argumento Original para Diabo Cody e galardões na área da interpretação, "Jovem Adulta" teve direito a menos prémios e nomeações e a um pior rendimento nas bilheteiras norte-americanas, não conseguindo sequer alcançar uma menção na lista de nomeados dos Óscares.

"Jovem Adulta" é uma comédia protagonizada por Charlize Theron, que interpreta uma escritora-fantasma de uma série de livros para adolescentes e adultos jovens que vive um estilo de vida que não é o mais saudável: às vezes começa o dia a beber Coca-Cola directamente da garrafa, não passeia o cão e é desleixada. Um dia, enquanto tenta terminar o último capítulo do último título da série cada vez menos vendida nas livrarias, encontra na caixa de correio electrónico uma mensagem com a fotografia da filha recém-nascida do seu antigo amor do liceu. A autora, divorciada e a tentar encontrar um novo companheiro, regressa à sua natal a fim de reatar a relação com o namorado, ignorando o facto de ele já ter constituído família e hospedando-se num hotel em vez de visitar os pais.

O filme aborda a dificuldade em abandonar a adolescência, esquecer o passado e escolher um novo caminho se um muro aparecer diante de nós. A Mavis Gary de Charlize Theron não é, porém, a única adulta que tem dificuldade em amadurecer; muitos dos seus antigos colegas de liceu não esquecem sentimentos que tinham em relação a ela, nem episódios que os afectaram grandemente nessa altura. Nesta comédia que faz rir, mas menos vezes que "Juno", todos os adultos mostram ter algo de infantil, como acontece provavelmente a muitos dos próprios espectadores.
Esta não será tida como a melhor obra da carreira de Jason Reitman, mas é extremamente interessante e ajuda a perceber que crescer não é um proceso tão fácil como parece.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Críticas boas e más às críticas