sábado, 3 de novembro de 2012

Ao nosso lado, dentro do coração

"Frankenweenie" é o mais recente filme de Tim Burton a estrear em Portugal. Só está disponível na versão a três dimensões.

Este filme de animação rodado com recurso a animação stop-motion, a preto e branca, é uma versão mais completa de uma curta-metragem homónima de 1984 realizada igualmente por Burton, mas filmada com pessoas que não agradou aos estúdios de distribuição por ser considerada muito assustadora para as crianças. "Frankenweenie" é livremente baseado na obra Frankenstein de Mary Shelley, mas tem um carácter menos assustador e a acção decorre na segunda metade do século XX.
O protagonista, Victor Frankenstein, é um menino inteligente e criativo cujo melhor amigo é o seu cão, Sparky. Um dia, após o seu dono conseguir fazer um home-run nos treinos de basebol, Sparky procura a bola para devolvê-la a Victor e é atropelado mortalmente. Victor fica inconsolável com a morte do seu cão, mas recordando as aulas de ciências e as experiências feitas pelo professor, consegue gerar um método para ressuscitar Sparky. O menino alcança o seu objectivo e recupera o seu amigo; no entanto, tenta mantê-lo no sótão para que ninguém descubra o que aconteceu e se assuste ou tente aproveitar-se do método de ressureição obtido por Victor. Só que Sparky é um animal muito energético e vai fugir várias vezes de casa, o que levará o segredo do seu regresso do mundo dos mortos e o mecanismo inventado por Victor a serem desvelados por pessoas de pouca confiança. Devido a isso, começarão a ter lugar na cidade casos estranhos e muita gente vai deparar-se com sarilhos.

O filme tem três ingredientes que o tornam uma peça verdadeiramente interesse: a mescla da comédia, do terror ligeiro e da ternura, os três bem trabalhados. A narrativa é bastante entretida e emocionante na medida em que, entre outras coisas, aborda o dilema de deixar um amigo partir e manter a sua memória no coração ou lutar para impedir que este nunca nos abandone fisicamente. As personagens são misteriosas e despertam curiosidade graças ao guião e aos actores que lhes emprestam a voz.
Os aspectos técnicos não têm grandes defeitos. A coloração a preto e e branco homenageia os filmes antigos para toda a família e a animação a 3D, que contrasta com a sua contemporaneidade, não prejudica o filme nem o melhora, mas é um bom acrescento. A banda sonora tem graça, como seria de esperar do senhor Danny Elfman.
"Frankenweenie" é um bom filme para ver no cinema. As crianças mais novas podem ficar comovidas ou assustadas em alguns momentos, pelo que é melhor pensar duas vezes antes de as levar a ver o filme. É uma obra recomendável e irá despertar interesse na curta-metragem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Críticas boas e más às críticas