sábado, 7 de setembro de 2013

A nossa fútil sociedade

Na semana passada visionei o mais recente filme de Sophia Coppola, "The Bling Ring - O Gangue de Hollywood".

O filme baseia-se em factos reais e particularmente num artigo da revista Vanity Fair entitulado "The Suspects Wore Loubotins", da autoria de Nancy Jo Sales. Mostra como um grupo de diversos jovens provenientes de famílias de classe média-alta da zona de Beverly Hills se envolveu em invasões e assaltos a casas de celebridades. O grupo ficou conhecido como The Bling Ring, numa referência ao facto de roubarem itens de luxo (bling é calão para "dinheiro" e uma onomatopeia que ilustra o som de moedas a caírem).

"The Bling Ring - O Gangue de Hollywood" é um filme que explora um exemplo das consequências do culto do luxo e dos famosos e da intervenção dos média na divulgação do mesmo. Os jovens, apesar das suas boas condições de vida, vivem rodeados de tanta publicidade a marcas caras e ao estilo de vida desafogado e extravagante de certas celebridades que acabam por se render-se ao que os média transmitem. O filme retrata bem a futilidade de parte da sociedade que vive das aparências e do que está na moda. Por vezes, esse retrato toma um perfil quase cómico e torna-se até absurdo constatar que assaltar uma casa seja tão fácil e seja algo feito de ânimo leve.
Tecnicamente, o filme está bem conseguido. A banda-sonora reflecte bem os gostos dos jovens actuais e de uma certa juventude mais enriquecida. O elenco principal é competente e interpreta bem os papéis de jovens fúteis tomados pelo consumismo e pela crença de que podem sair impunes de crimes vários e que revelam também uma tendência para a pseudo-espiritualidade.
"The Bling Ring - O Gangue de Hollywood" é um filme entretido e muito interessante que expõe um problema social e o trata com a ligeireza certa, humor negro e sarcasmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Críticas boas e más às críticas