sexta-feira, 7 de junho de 2013

Quando um ciclo termina

Inserido no rol de filmes exibidos fora de concurso no Festival Indie Lisboa deste ano, "Quando Cai a Noite" é um filme do realizador chinês Ying Liang que esteve a ponto de não estrear na China devido ao seu conteúdo político.

O filme baseia-se em situações reais. Acompanha vários dias da vida de Wang Jingmei, mãe de Yang Jia, um jovem que matou seis polícias após ter sido detido e agredido por usar uma bicicleta sem licença. Durante esse período abordado na película, Jingmei tentou impedir o filho de ser executado, mas sem sucesso, tendo recorrido a advogados e ao apoio de figuras públicas como o artista Ai Weiwei.

Apesar de ser apresentado como uma obra de ficção, "Quando Cai a Noite" tem uma componente documental quase tão longa quanto a parte interpretada por atores. A extensão do filme é relativamente curta, de cerca de uma hora, mas o realizador conseguiu incluir momentos de tensão.
"Quando Cai a Noite" não é um produto pretensioso, apesar da sua mensagem querer chegar a muita gente. É uma obra simples que denuncia uma situação controversa ocorrida na China e mostra como pessoas indiretamente afetadas por essa situação são abaladas e agitadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Críticas boas e más às críticas